fbpx

5 Dicas essenciais para começar a fazer Vídeos

Uma das minhas grandes paixões é o VÍDEO. Trabalho na área há mais de 15 anos e hoje decidi falar sobre uma questão recorrente: “o que é necessário para começar a fazer vídeos?”

O primeiro passo é sempre o mais difícil e as pessoas tendem a adiar o inevitável. Às vezes por vergonha ou receio, outras por falta de tempo. Há ainda quem pense que para gravar um VÍDEO é indispensável ter equipamento profissional. Que tudo é demasiado difícil e complexo.

Vou, no entanto, mostrar-te que não é bem assim.

Criar vídeos atrativos, com qualidade e profissionalismo, é hoje em dia um requisito fundamental para nos darmos a conhecer ao Outro. Para divulgar os nossos projetos ou negócios.

O VÍDEO é um elemento central na comunicação e não há como fugir.

Partilho, por isso, 5 dicas que te vão certamente ajudar nesta fase inicial, em que vais começar a criar os teus próprios VÍDEOS:

1 – Fala sobre um tema que domines

Quando gravares um vídeo, aposta num tema que domines e que te faça sentir confortável. Fala sobre as tuas paixões ou áreas de negócio. O conteúdo que entregas pode constituir uma novidade e ser de grande valor para quem te segue, ainda que penses que seja demasiado simples ou não tenha interesse. Nunca subestimes os temas que dominas e partilha-os com os Outros.

2 – Demonstra autenticidade

Ao gravares vídeos sê autêntico e genuíno. Não tentes imitar os Outros, mesmo os teus grandes ídolos. Só assim conseguirás atrair o público certo para o teu negócio. O que verdadeiramente se identifica contigo e com o teu projeto e com quem criarás uma relação e conexão perfeitas.

3 – Faz um vídeo de curta duração

É mais fácil gravar um vídeo curto do que um vídeo longo. As vantagens são claras: se houver enganos, é mais simples repetir; o tempo de edição é mais reduzido; quanto mais curtos forem os vídeos, maior é a probabilidade de o público assistir até ao fim; um vídeo curto obriga a concentrar a informação essencial num curto espaço de tempo, sem divagações e com orientação direta para os objetivos.

4 – Usa o equipamento que tens

A falta de equipamento é um dos habituais pretextos para adiar a gravação de vídeo. A maioria dos telemóveis tem hoje em dia câmaras muito eficientes. Podes gravar e editar vídeos no telemóvel sem necessidade de investir em equipamento profissional. Há equipamento que melhora a qualidade dos vídeos mas podes adquiri-lo mais tarde. Por isso, nada de desculpas!

5 – Não te preocupes com o que os outros dizem ou pensam

O ser humano tem grande necessidade de aceitação e reconhecimento e algum receio do que os outros possam pensar. Aparecer em vídeo vai “reacender” alguns destes medos. No entanto, e visto que é impossível controlar o que os outros dizem ou pensam, o melhor mesmo é não te preocupares, fazeres os teus vídeos e acreditares que a maioria vai gostar de te ver, seguir o teu exemplo e aproveitar o conhecimento que estás a transmitir.

E com esta última dica me despeço.

Lembra-te que estes são apenas os 5 primeiros passos para a produção de VÍDEOS de grande sucesso e profissionalismo!

Até breve!

Daniela Alfarrobinha
Daniela Alfarrobinha

Video Expert, Motion Designer,
Formadora de Vídeo

Partilhe nas redes sociais:
Subscreva artigos como este:

Ao subscrever está a aceitar as políticas de privacidade deste website. Pode remover-se a qualquer altura.

REGISTO

Video Talks Lives

Regista-te agora: