fbpx

7 Dicas para perderes a vergonha de gravar vídeos

Dicas para perder a vergonha de gravar vídeos

Todos os dias conheço pessoas que têm vergonha de gravar vídeos e sentem receio de estar frente a uma câmara.

Medo de errar, bloquear. Vergonha do que os Outros vão dizer ou pensar.

Afinal todos temos necessidade de aceitação e alguns pozinhos de perfecionismo.

Chegamos a ser os nossos principais críticos. Às vezes nada está bem. E como nada está bem, nada fazemos. Mas a perfeição não existe. E como alguém disse: “Antes feito que perfeito.”

Nunca é demais lembrar que os VÍDEOS têm hoje em dia um alcance extraordinário, sobretudo nas Redes Sociais. Para impulsionar negócios ou projetos, esta é a ferramenta ideal.

Os Vídeos criam ligação e conexão com o Outro e ao acrescentarem interesse e valor à audiência, os resultados surgem de forma surpreendente.

Se queres fazer crescer o teu negócio, há que ganhar coragem e superar o medo e vergonha de gravar Vídeos. Vou ajudar-te nesse processo.

pessoa timida a frente das camaras de vídeo

PORQUE HÁ RECEIO EM GRAVAR VÍDEOS?

As razões são várias:

  • Medo de errar ou bloquear;
  • Vergonha do que os Outros vão dizer ou pensar;
  • Medo da exposição;
  • Excesso de perfecionismo;
  • Acreditar que fazer Vídeos é demasiado complexo;
  • Não gostar da imagem ou voz;
  • Não saber por onde começar.

7 DICAS QUE TE AJUDAM A PERDER O MEDO E VERGONHA DE GRAVAR VÍDEOS

Para que esqueças o medo e vergonha de gravar Vídeos, hoje trago-te 7 dicas que te vão certamente ajudar.



1 – PREPARA O QUE VAIS APRESENTAR EM VÍDEO E PRATICA. USA TÓPICOS PARA ORGANIZAR O DISCURSO

Esta estratégia vai dar-te mais confiança. Prepara um GUIÃO com o conteúdo. Se não incluíres todo o discurso, deves pelo menos incluir os tópicos essenciais. Evitas assim dispersar-te ou esquecer informação relevante. A probabilidade de engano também é menor. Durante a gravação podes usar o teleponto que é uma ajuda preciosa. Antes de gravares, deves ainda praticar e ensaiar o discurso, pois vai transmitir-te segurança.

 

2 – ANTES DE FILMAR, RELAXA. OUVE MÚSICA, FAZ MEDITAÇÃO OU YOGA. CONFIA EM TI E ENFRENTA A CÂMARA

Antes de iniciares a gravação, faz uma atividade relaxante. Pode ser meditação ou yoga. Há quem prefira ouvir música – música calma ou com mais energia. Tudo é válido desde que te sintas melhor. Para aumentar a confiança, podes ainda fazer uma “pose de poder” e enfrentar a câmara com toda a determinação.

 

3 – ACEITA A TUA VOZ E IMAGEM

São muitas as pessoas que ao lidarem com a sua imagem ou voz ficam estranhamente surpreendidas. Não gostam do que veem, detestam o que ouvem. Esta não pode ser, no entanto, razão para evitar gravar Vídeos. Afinal, somos como somos. Os Outros já estão habituados à nossa voz. E há detalhes na nossa imagem que, muitas vezes, só nós reparamos. Chegamos a ser os nossos principais críticos. Se te aceitares como és, verás que tudo é mais fácil. Descomplica!

 

4- GRAVA COM PENTEADO, MAQUILHAGEM E ROUPA CONFORTÁVEIS. ACIMA DE TUDO, DEVES SENTIR-TE BEM

Quando gravas Vídeos, deves vestir roupa adequada ao teu estilo e ao tema que vais tratar, mas tens, sobretudo, que te sentir confortável. Se és personal trainer vais provavelmente criar Vídeos desportivos com ténis e t-shirt, mas se és consultor imobiliário o mais certo é usares roupa e calçado formais. Se vais fazer filmagens para dias diferentes, usa também mudas de roupa distintas. Apresenta maquilhagem e cabelo cuidado.

 

5 – SÊ GENUÍNO E AUTÊNTICO PARA CRIAR EMPATIA E CONEXÃO COM O OUTRO

Mantém a tua essência e autenticidade frente às câmaras. Farás, com certeza, toda a diferença! Evita imitar o inimitável. Sê tu próprio. Acrescenta profissionalismo e qualidade aos conteúdos. Vais assim criar empatia e conquistar o teu público.

 

6 – DESCOMPLICA. AS CONDIÇÕES PODEM NÃO SER AS IDEAIS MAS AVANÇA

Já ouviste dizer “antes feito que perfeito”? Muitas vezes não temos as condições ideais para gravar. O cenário, equipamento ou iluminação não são o que desejamos. Vamos ficar de braços cruzados? Não. Aproveita as condições que tens e avança. Gravar Vídeos é prioridade e o excesso de perfecionismo não pode ser teu inimigo.

 

7 – FOCA-TE EM QUEM VAI VER OS VÍDEOS E NA MENSAGEM A PASSAR

Ao gravar um Vídeo, o importante é manteres o foco em quem te vai ver e ouvir. Não te preocupes com o que os Outros dizem ou pensam. Todos temos necessidade de aceitação – faz parte do ser humano – mas há sempre quem vá gostar mais ou menos de ti. E isso não consegues controlar. O essencial está no valor da tua mensagem. Tens sempre algo útil e rico a transmitir. Podes ajudar os Outros com o teu conhecimento, seja qual for a tua área. E é nisso que te deves focar.

 

Conclusão

Lembra-te sempre que o importante é gravar.

Aos poucos, vais perdendo o receio e vergonha e criar Vídeos com impacto.

Põe em prática estas sugestões e começa já hoje a fazer a diferença!

 

Daniela Alfarrobinha
Daniela Alfarrobinha

Video Expert, Motion Designer,
Formadora de Vídeo

Partilhe nas redes sociais:
Subscreva artigos como este:

Ao subscrever está a aceitar as políticas de privacidade deste website. Pode remover-se a qualquer altura.

REGISTO

Video Talks Lives

Regista-te agora: