Todos os dias conheço pessoas que têm vergonha de gravar vídeos e sentem receio de estar frente a uma câmara.
Medo de errar, bloquear. Vergonha do que os Outros vão dizer ou pensar.
Afinal todos temos necessidade de aceitação e alguns pozinhos de perfecionismo.
Chegamos a ser os nossos principais críticos. Às vezes nada está bem. E como nada está bem, nada fazemos. Mas a perfeição não existe. E como alguém disse: “Antes feito que perfeito.”
Nunca é demais lembrar que os VÍDEOS têm hoje em dia um alcance extraordinário, sobretudo nas Redes Sociais. Para impulsionar negócios ou projetos, esta é a ferramenta ideal.
Os Vídeos criam ligação e conexão com o Outro e ao acrescentarem interesse e valor à audiência, os resultados surgem de forma surpreendente.
Se queres fazer crescer o teu negócio, há que ganhar coragem e superar o medo e vergonha de gravar Vídeos. Vou ajudar-te nesse processo.
PORQUE HÁ RECEIO EM GRAVAR VÍDEOS?
As razões são várias:
- Medo de errar ou bloquear;
- Vergonha do que os Outros vão dizer ou pensar;
- Medo da exposição;
- Excesso de perfecionismo;
- Acreditar que fazer Vídeos é demasiado complexo;
- Não gostar da imagem ou voz;
- Não saber por onde começar.
7 DICAS QUE TE AJUDAM A PERDER O MEDO E VERGONHA DE GRAVAR VÍDEOS
Para que esqueças o medo e vergonha de gravar Vídeos, hoje trago-te 7 dicas que te vão certamente ajudar.
1 – PREPARA O QUE VAIS APRESENTAR EM VÍDEO E PRATICA. USA TÓPICOS PARA ORGANIZAR O DISCURSO
Esta estratégia vai dar-te mais confiança. Prepara um GUIÃO com o conteúdo. Se não incluíres todo o discurso, deves pelo menos incluir os tópicos essenciais. Evitas assim dispersar-te ou esquecer informação relevante. A probabilidade de engano também é menor. Durante a gravação podes usar o teleponto que é uma ajuda preciosa. Antes de gravares, deves ainda praticar e ensaiar o discurso, pois vai transmitir-te segurança.
2 – ANTES DE FILMAR, RELAXA. OUVE MÚSICA, FAZ MEDITAÇÃO OU YOGA. CONFIA EM TI E ENFRENTA A CÂMARA
Antes de iniciares a gravação, faz uma atividade relaxante. Pode ser meditação ou yoga. Há quem prefira ouvir música – música calma ou com mais energia. Tudo é válido desde que te sintas melhor. Para aumentar a confiança, podes ainda fazer uma “pose de poder” e enfrentar a câmara com toda a determinação.
3 – ACEITA A TUA VOZ E IMAGEM
São muitas as pessoas que ao lidarem com a sua imagem ou voz ficam estranhamente surpreendidas. Não gostam do que veem, detestam o que ouvem. Esta não pode ser, no entanto, razão para evitar gravar Vídeos. Afinal, somos como somos. Os Outros já estão habituados à nossa voz. E há detalhes na nossa imagem que, muitas vezes, só nós reparamos. Chegamos a ser os nossos principais críticos. Se te aceitares como és, verás que tudo é mais fácil. Descomplica!
4- GRAVA COM PENTEADO, MAQUILHAGEM E ROUPA CONFORTÁVEIS. ACIMA DE TUDO, DEVES SENTIR-TE BEM
Quando gravas Vídeos, deves vestir roupa adequada ao teu estilo e ao tema que vais tratar, mas tens, sobretudo, que te sentir confortável. Se és personal trainer vais provavelmente criar Vídeos desportivos com ténis e t-shirt, mas se és consultor imobiliário o mais certo é usares roupa e calçado formais. Se vais fazer filmagens para dias diferentes, usa também mudas de roupa distintas. Apresenta maquilhagem e cabelo cuidado.
5 – SÊ GENUÍNO E AUTÊNTICO PARA CRIAR EMPATIA E CONEXÃO COM O OUTRO
Mantém a tua essência e autenticidade frente às câmaras. Farás, com certeza, toda a diferença! Evita imitar o inimitável. Sê tu próprio. Acrescenta profissionalismo e qualidade aos conteúdos. Vais assim criar empatia e conquistar o teu público.
6 – DESCOMPLICA. AS CONDIÇÕES PODEM NÃO SER AS IDEAIS MAS AVANÇA
Já ouviste dizer “antes feito que perfeito”? Muitas vezes não temos as condições ideais para gravar. O cenário, equipamento ou iluminação não são o que desejamos. Vamos ficar de braços cruzados? Não. Aproveita as condições que tens e avança. Gravar Vídeos é prioridade e o excesso de perfecionismo não pode ser teu inimigo.
7 – FOCA-TE EM QUEM VAI VER OS VÍDEOS E NA MENSAGEM A PASSAR
Ao gravar um Vídeo, o importante é manteres o foco em quem te vai ver e ouvir. Não te preocupes com o que os Outros dizem ou pensam. Todos temos necessidade de aceitação – faz parte do ser humano – mas há sempre quem vá gostar mais ou menos de ti. E isso não consegues controlar. O essencial está no valor da tua mensagem. Tens sempre algo útil e rico a transmitir. Podes ajudar os Outros com o teu conhecimento, seja qual for a tua área. E é nisso que te deves focar.
Conclusão
Lembra-te sempre que o importante é gravar.
Aos poucos, vais perdendo o receio e vergonha e criar Vídeos com impacto.
Põe em prática estas sugestões e começa já hoje a fazer a diferença!